Energia Solar

Energia Solar Térmica

O Painel Solar Térmico capta a radiação solar através de coletores ou placas, que a transformam em calor e a transmitem à água corrente que utilizamos nas nossas casas, bem como a sistemas de aquecimento de baixa temperatura.

Existem diferentes tipos de soluções de painéis solares térmicos:

As soluções de sistema de circulação forçada são compostas por um conjunto de equipamentos, especificamente, painéis solares, depósito, grupo de circulação, e central de controlo. Estes sistemas são ideais para aplicações individuais  e coletivas, tais como: habitação (unifamiliar, edifícios coletivos), serviços (lares, restaurantes, hotéis, etc.) e indústria.

As soluções termossifão são compostas por um painel plano e um depósito de água que se encontra na parte superior do painel. É a solução mais económica, de fácil instalação, ideal para espaços mais reduzidos. Estes sistemas de termossifão são normalmente destinados a moradias unifamiliares.



Energia Solar Fotovoltaica

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.

Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou da sua casa.). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.


Vantagens das Soluções de Energia Solar

Painéis
Térmicos

  • Significativa poupança económica (até 75% em médio por mês de acordo com os dados do fornecedor)
  • Poupança até 100% em meses de maior exposição solar
  • Pode ser utilizada para aquecimento de águas sanitárias, piscinas e como apoio aos sistemas de aquecimento central
  • Excelente rendimento a curto prazo

Painéis
Fotovoltaicos

  • Pode ser instalado no local do próprio consumo
  • Tecnologia fiável, não exigindo grande manutenção
  • Poupança de cerca de 20% na factura de energia fóssil